sábado, 22 de março de 2008

Bolo de Trufas


Ingredientes
Para a massa:
- 4 ovos (claras e gemas separadas)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de Chocolate em Pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio:
- 450g de Cobertura de Chocolate Ao Leite picada
- 1 xícara (chá) de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de conhaque

Para cobertura:
- 300g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo picada
- 100g de creme de leite- raspas de chocolate branco- raspas de chocolate ao leite
- 2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó

Para as raspas de chocolate (decoração):
- 50g de Cobertura de Chocolate Branco
- 200g de Cobertura de Chocolate Ao Leite

Modo de Preparo
1- Massa:
coloque na batedeira as gemas juntamente com ½ xícara (chá) de água fervente e bata por 10 minutos. Acrescente o açúcar, a farinha, o chocolate, o fermento peneirados e bata até formar uma massa homogênea. Despeje numa tigela. Bata as claras em neve e misture delicadamente à massa. Coloque numa fôrma redonda (24cm de diâmetro) de aro removível, untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar e corte o bolo em 3 camadas horizontais.

2- Recheio:
num refratário médio coloque o chocolate ao leite picado, o creme de leite, o conhaque e leve ao fogo em banho-maria, mexendo bem até obter um creme liso. Leve à geladeira por cerca de 5 minutos ou até adquirir consistência cremosa.

3- Cobertura:
coloque num refratário médio o chocolate meio amargo picado, o creme de leite e leve ao fogo em banho-maria para derreter, mexendo sempre até obter um creme. Desse creme, retire uma pequena quantidade, o suficiente para modelar 3 trufas (para a decoração) e reserve o restante para cobrir o bolo.

4- Montagem:
coloque uma camada da massa em um prato grande, espalhe metade do recheio, cubra com outra camada do bolo e espalhe o recheio restante. Finalize com a terceira camada da massa. Cubra todo o bolo com a cobertura, alisando com uma espátula.

5- Decoração:
com a ponta de uma faca desenhe um coração no centro do bolo, preencha esse coração com raspas de chocolate branco e cubra o restante do bolo com raspas de chocolate ao leite. Modele 3 trufas com a cobertura reservada, passe-as no chocolate em pó e coloque-as no centro do coração

Nenhum comentário: